domingo, 10 de abril de 2011

Conclusão Pessoal - Alana. 
Concluí que a obra de Aluísio Azevedo procura fazer um retrato fiel da época.O autor não têm limitações para escrever sobre todos os tipos de assuntos e problemas, tanto a lavadeira quanto o rico empresário fazem parte da trama e têm o seu grau de importância. O que realmente importa são as transformações ocorridas ao longo da narrativa. O objetivo do autor é demonstrar que o ambiente determina os comportamentos humanos e influência o aspecto moral e social das personagens envolvidas. A obra transcorre em um espaço físico delimitado - o Cortiço e o Sobrado - . E estas personagens e ambientes podem ser facilmente encontrados em nossa realidade e fazem parte da nossa vida.
O cortiço é uma obra que apresenta de maneira bem evidente alguns aspectos problemáticos da realidade brasileira da época, denunciando as dificuldades enfrentadas pelas classes sociais menos privilegiadas.
A obra transcorre em um espaço físico delimitado e descreve um grupo social definido. O objetivo do autor é demonstrar que o ambiente determina os comportamentos humanos e influencia o aspecto étnico.

O Cortiço basea-se em uma época definida, o Naturalismo e o Naturalismo manifesta grande interesse pelos instintos, principalmente o sexual, pois eles são encarados como determinantes do comportamento. Quando as personagens se deixam guiar pelos instintos são comparadas aos animais.
Em o cortiço, o sexo é a força mais degradante que a ambição e a cobiça. A valorização do sexo, típica do determinismo biológico, e do naturalismo, conduz o autor a buscar quase todas as formas de patologia sexual, desde o “acanalhamento” das relações matrimoniais, adultério, prostituição, homossexualismo, etc.

No decorrer da narrativa, alguns personagens sofreram um processo de transformação (para melhor ou para pior, em termos sociais ou morais), ou seja, João Romão passou de um simples empregado de um vendeiro para aspirante a um título de Visconde, tornou-se muito rico; O percurso de Jerônimo é oposto à trajetória ascendente de João Romão. Sério, trabalhador, pai exemplar de família, Jerônimo torna-se um homem dominado pelos apelos sexuais após conhecer Rita Baiana. Transforma-se, enfim, em alguém muito próximo da imagem que se tem do malandro carioca. As personagens femininas também sofrem transformações, ou seja, Piedade, esposa de Jerônimo, denigre a própria imagem de mulher trabalhadeira com acessos de bebedeira após ser abandonada pelo marido e finalmente Pombinha, a menina-anjo, transforma-se em uma prostituta de luxo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário